Reunião da nova equipe do Governo Geral – por Ir. Roseli

Compartilhar

Desde o dia 23 de setembro 2013, a nova Equipe de Animação e Governo (Governo Geral) do próximo sexenio se encontrou em sua sede para primeira reunião presencial. Irmã Roseli que faz parte desta equipe nos relata um pouco da experiência destes dias de trabalho:

“Dispondo a deixar-se conduzir pelo Espírito, escutando a Palavra de Deus, a Palavra dos nossos documentos e também nossa própria palavra, expressadas através dos nossos sentimentos e saberes sobre nossas realidades, nos reunimos presencialmente para iniciar este novo serviço.

Começamos a ter uma primeira aproximação da realidade congregacional, com todos os seus matizes – riquezas, possibilidades e desafios que a compõe neste momento histórico. Isto se deu com o transpasso da equipe cessante, com a retomada da memória do sexenio (2007-2013) e outras leituras.
Cientes que somos um grupo intercultural para realizar um trabalho em equipe neste novo serviço, precisamos nos conhecer, nos entrosar e nos proporcionar momentos de conversas, partilha de saberes e de sabores, pois a convivência e o conhecimento mútuo é um nutriente importante para continuar a projetar o caminho congregacional, como lugar de revelação de Deus na vida e na missão cotidiana, como lugar de uma caminhada  conjunta , partilhada e comungada, acompanhando e nos deixando acompanhar entre irmãs, leig@s  e pelas próprias mulheres.
As saídas grupais e visitas informais às comunidades mais próximas de Madrid, de Ciempozuelos e de Segóvia, nos ajudaram a viver a comunhão entre irmas, atitude que  queremos seguir intensificando neste sexenio, como expressão de pertença congregacional.

Como diz nossa Fundadora Madre Antonia: “Pouco a pouco, e passo a passo e com paciência” é que vamos traçando a projeção desta etapa do caminho, que nos ajude a projetar e integrar um caminho processual e participativo – caminho percorrido e a percorrer, caminho que trás marcas das experiências vividas e caminho sonhado, a ser palmilhado.

Casa onde nasceu a Congregação
Ciempozuelos
Panteón dos fundadores
Comunidade de Ciempozuelos
Comunidade Carabanchel – Madrid
Irmãs espanholas que viveram no Brasil
Festa da Padoreira de Segóvia – Virgem de Fuencisla
Festa da Padoreira de Segóvia – Virgem de Fuencisla

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *