Ir. Alejandra conta sua experiência de Semana Santa em Salvador

Compartilhar

“Páscoa! Passo, transição, renovação, vida nova!

Esta foi a minha primeira Semana Santa na comunidade Nossa Sra de Guadalupe em Salvador junto às Irmãs Pilar, Leonira e Idolina. Uma nova possibilidade de fazer uma profunda experiência desta realidade que viveu Jesus, o nosso Redentor – a Vida com maiúsculas, o “passo” da morte a Vida, das trevas à Luz…

Jesus entregou sua vida e nos deixou testemunho de como nós, discípulas seguidoras suas temos que caminhar. Serviço, amor, respeito, escuta, abertura, aceitação incondicional da pessoa das/os irmãs/os é o legado que Jesus nos deixou na última ceia quando se abaixou para lavar os pés de seus amigos. Todos, ingredientes da mesa gostosa de comunhão, desta comunidade nova onde vamos, como os discípulos e discípulas de Emaús, partilhando junto a Jesus nossas buscas, alegrias e também tristezas. O que somos e temos.

As mulheres no projeto são também companheiras nesta caminhada. Com elas celebramos os mesmos gestos de Jesus: lavar os pés, partilhar o pão e o fruto de videira, colocar as próprias cruzes na Cruz do Mestre, celebrar que Ele está Vivo no meio de nos!

Junto ao povo fiel, fervoroso e crente de Salvador partilhamos também a festa da comunidade eclesial, celebrando os ofícios da Grande Festa da Ressurreição. A grande fé que nos une num só povo e nos faz irmãos capazes de, além das diferenças, partilhar o abraço da paz e a alegria que nos dá o nosso Deus Vivo.
Linda Semana Santa! Nova, desafiante, acolhedora, comprometida…

Que Jesus que venha trazer-nos Vida e Vida em plenitude (Jo 10,10) nos impulsione a ser sinais de esperança, alegria e união no meio das nossas realidades cotidianas.

Feliz Páscoa de Ressurreição para todos/as!”
Ir. Alejandra

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *