Mulheres da Bíblia – Abigail: Prudente e Sábia

Compartilhar

Conheça a História de Abigail
1Sam 25,14

 

O nome Abigail significa Deus pai se alegra. Mulher bonita e inteligente contrastava com seu marido Nabal que era mesquinho e mal-humorado. Apesar disso, Abigail comportava-se como a esposa perfeita. Ela protegia os interesses do marido e pedia desculpa pelo comportamento dele. Fiquemos atentos ao que nos diz no capítulo 25,14ss do Primeiro Livre de Samuel:

Abigail, a mulher de Nabal, foi informada por um dos seus criados, que lhe disse: “Davi mandou, do deserto, mensageiros para saudar nosso amo, mas ele recebeu-os mal. No entanto, esses homens tratam-nos sempre muito bem […] serviram-nos de muro de defesa, dia e noite, enquanto estivemos com eles apascentando os rebanhos. Vê, pois, o que tens a fazer, porque a ruína de nosso amo e de toda a sua casa e coisa decidida, tanto mais que ele é um idiota, com quem não se pode falar”.

Então Abigail apresentou-se a tomar duzentos pães, dois odres de vinho, cinco cordeiros preparados, cinco medidas de farinha de trigo torrada, cem bolos de uva passas, duzentas tortas de figos secos, pôs tudo em jumentos […] ai descendo a montanha […] quando topou com Davi e seus homens […].

Como bem sabemos, a Bíblia foi escrita num ambiente patriarcal. Conserva, porém, relatos que mostram quanto era importante à presença e o discernimento das mulheres. Abigail é um exemplo disso: enquanto seu marido rejeitava grosseiramente qualquer tipo de ligação com o movimento de Davi, considerando-o marginal, ela percebeu a importância e a grandeza do grupo e procurou aliar-se a ele.

Abigail, mulher rica e respeitada, era uma esposa prudente e sábia. Seu marido Nabal, no entanto, tinha fama de prepotente: expulsou Davi e seus seguidores das suas terras. Abigail teve o pressentimento de que, na luta de Davi contra o rei Saul, o primeiro sairia vencedor. Naquele momento, Davi e seu bando eram considerados fora-da-lei.

No Primeiro Livro de Samuel, capítulo 25,24ss, Abigail diz a Davi: “A culpa é toda minha, meu senhor! Deixa falar a tua escrava, escuta suas palavras. Meu senhor não faça caso desse idiota, Nabal, pois ele é bem o que o seu nome indica: Nabal, louco. É isso o que ele é! […] Agora meu senhor, pelo Senhor e por tua vida, juro, foi o Senhor que te impediu de derramar sangue e deteve a tua mão”.

A grande proprietária, Abigail, prostra-se diante de Davi. Ela se dirige a ele com palavras que sugerem ser ela sua serva e Ele, o grande Senhor.

Essa atitude de diplomacia comoveu Davi, o qual prometeu não fazer mal algum contra Nabal e contra sua casa.

A Bíblia apresenta Abigail simplesmente como esposa prudente, sábia e bonita. Mas é importante notar como ela toma as inciativas e controla o que acontecerá entre seu marido Nabal e Davi.

Ainda no capítulo 25,29-30, lemos as palavras proféticas de Abigail a Davi: “Se alguém te perseguir ou conspirar contra ti, a alma do meu senhor ficará guardada no bornal da vida, junto do Senhor teu Deus. […] E quando o Senhor tiver feito o meu senhor todo o bem que lhe prometeu, quando te houver estabelecido chefe sobre Israel […]”.

Todos se lembram de que Davi era um pastor, caçula entre os filhos de José. Abençoado pelo profeta Samuel, ele consegue agradar o rei Saul. Entretanto, o rei tem ciúmes de Davi o expulso de sua casa. Nesse momento, uma mulher bonita e rica lhe fala como profetisa! Surpreso e comovido, Davi abençoa a sabedoria de Abigail antecipam a profecia de Natã e ela se torna, então, o elo entre os dois profetas da monarquia, Samuel e Natã.

Abigail voltou para casa depois do sucesso de seu encontro com Davi. Ela salvara a vida do marido e a de todos os que moravam e trabalhavam na casa.

Ao chegar, porém, ela encontrou Nabal dando uma grande festa. Ele estava alegre e completamente bêbado. No dia seguinte, Abigail contou ao marido que conseguira salvar a todos. Nabal ficou revoltado e parecia que o seu coração parara no peito, ficando petrificado. Dez dias depois Nabal Morreu.

A reação de Davi é narrada em 1Sm 25,39: Quando Davi recebeu a notícia da morte de Nabal, exclamou: “Bendito seja o Senhor, que vingou a ultraje que Nabal me fez, e que me impediu de fazer-lhe mal! O Senhor fez cair sobre a cabeça a própria maldade!”.

Então Davi enviou mensageiros a Abigail com a proposta de ela se tornar sua mulher. Os servos de Davi se dirigiram a Abigail em Carmel e disseram – lhe: “Davi mandou-nos a ti porque quer tomar-te como esposa”. Ela se levantou, inclinou-se com o rosto por terra e disse: “Aqui está a tua serva, disposta a ser tua escrava para lavar os pés dos servos do meu senhor”.

Fonte Livro: Mulheres da Bíblia – Paulinas 2004.

Que achou da História de Abigail?
Qual outra mulher da Bíblia te inspira?

Curta nossa página no Facebook:
Vocacional Oblatas
Rede Oblata

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *