Voluntariado Jovem

Compartilhar

O Protagonismo dos Jovens no Voluntariado 

É protagonista quem é capaz de ser sujeito da história, assumindo seu papel na sociedade. O protagonismo juvenil no voluntariado é um tipo de ação de intervenção no contexto social, para responder a problemas reais, onde o jovem é sempre o ator principal. Assim, o jovem participa em ações que dizem respeito à vida da comunidade e ao bem comum em geral.

Na raiz do protagonismo estão a liberdade e a responsabilidade do jovem. É importante confiar no jovem e despertar nele a fonte de iniciativa que gera a ação, a fonte de liberdade que gera a opção e a fonte de compromisso que gera a responsabilidade.

voluntariado acredita que o protagonismo jovem é fator insubstituível na concretização de uma proposta educativa eficiente. Por meio da atuação direta dos jovens no processo de organização e planejamento das atividades, na participação nas decisões e na responsabilidade pela execução das tarefas, é que o jovem cresce como ator social e amadurece a sua personalidade. Portanto, o voluntariado educativo opta para que no processo formativo os jovens sejam os responsáveis pelas atividades a serem realizadas e verdadeiros responsáveis pela própria formação, pela formação de outros jovens, como também do próprio grupo. O Jovem protagonista é aquele que está no “palco”, elaborando projetos, assumindo responsabilidades, entrando em contato com situações reais e tomando decisões.

” O Jovem protagonista é aquele que está no “palco”,
elaborando projetos, assumindo responsabilidades,
entrando em contato com situações reais
e tomando decisões.”

No entanto, o reconhecimento do protagonismo dos jovens não significa que eles caminhem por si mesmos. O adulto educador sabe que o protagonismo não significa não influir na vida dos jovens, mas como e para que influir. Por isso, no papel  de assessoria do adulto é claro que seu acompanhamento não é passividade ou não intromissão, mas é intervenção educativa para gerar mudanças na vida dos jovens.

O Protagonismo é uma vocação que mora dentro de cada pessoa e, por isso, os jovens precisam ser auxiliados pelos adultos para assumirem a condução de suas vidas, despertados para acreditarem em seu talento e nas suas forças interiores, orientados no discernimento das suas experiências, sabendo que a decisão final compete a liberdade dos jovens. 

Texto Extraído do Livro:
“Voluntariado, Construção da identidade e educação sociopolítica” Jovem
Autora: Adair Aparecida Sberga (FMA)

Jovem, Você é chamado a ser protagonista! 👈
                                                ☝
Você já pensou em dedicar algumas horinhas
de seu tempo para ajudar o próximo?

Curta nossa página no Facebook
Vocacional Oblatas
Rede Oblata

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *