Celebrar a Vida de Antonia

Compartilhar

Quando se tornou Fundadora, a serva de Deus tomou o sobrenome de Misericórdia. Não pôde encontrar sobrenome que se harmonizasse melhor com ela, porque era a misericórdia seu modo; era seu elemento; era ela misericórdia de nome e em seu âmago.
Extraído do Livro: A Venerável Madre Antonia – A Pedagogia do Amor.

Mulher, Educadora e Fundadora. Antonia da Misericórdia fez de sua vida uma oblação, ou seja, uma entrega de si mesma para a Causa de Deus. Encarnou em sua forma de ser e agir as atitudes de Jesus Redentor e se aproximou e comprometeu com aquelas que em sua época poucos queriam enxergar.

Antonia Maria de Oviedo y Schönthal, fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, nasceu na cidade de Laussana (Suíça), no dia 16 de março de 1822. Ela chegou ao mundo no período da primavera e como uma linda flor soube desabrochar e florir em todos os lugares onde esteve.

Depois de algum tempo atuando como educadora das princesas da família real espanhola, recebeu de Padre José Maria Benito Serra um convite inusitado: Compromete-se com a causa da mulher que estava na prostituição.

Num primeiro momento se mostrou resistente ao convite, mas ao se aproximar das mulheres, ela viu de perto a realidade que estavam e escutou de uma delas uma frase que mudaria sua decisão: “Não tenho ninguém no mundo”. Antonia se sentiu tocada, rezou diante da Virgem do Bom Conselho e decidiu se comprometer com essa causa.

Hoje, celebrar o dom da vida de Antonia, nos leva a agradecer por sua capacidade Samaritana de ver, sentir compaixão e cuidar (Lc. 10,33-34). Antonia da Misericórdia colocou em prática o Projeto Social de Jesus Redentor, pois acreditava na vida e no potencial presente dentro de cada mulher.

“Quero que vejam nelas, a Imagem do Redentor”. Madre Antonia

Somos gratas/os pela vida de nossa Fundadora e pela sua capacidade de enxergar o Ser Humano presente naqueles contextos onde o preconceito nos afasta. Celebramos a semente da vida de Antonia presente dentro de cada um/a de nós que hoje damos continuidade a essa missão.

Conheça como hoje continuamos fazendo a diferença:

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Antonia – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *