Páscoa… Mais do que um evento situado no passado de nossa história da fé, um lugar/ realidade onde nossa humanidade encontra seu definitivo lugar na consumação da missão do Cristo. Esta história da redenção humana em Cristo tem seu inicio muito antes da vida humana de Jesus. Escolhendo um povo, Deus se mantém fiel àqueles que ama. Quando a morte coletiva se impunha em um contexto de opressão no Egito, o Senhor luta por seu povo e o conduz de volta ao chão próprio e, mais do que isto, à vida e à liberdade.
Para nós cristãos, em Cristo, a verdadeira Páscoa,a verdadeira passagem da morte para vida, acontece. Na cruz e ressurreição do Filho de Deus, os descaminhos da humanidade são reconduzidos aos verdadeiro caminho, lugar de vida para a humanidade, desejando pelo Senhor de todos os caminhos. Mostrando-nos o verdadeiro rosto misericordioso e repleto de amor do Pai, Jesus nos revela e nos insere na própria vida de comunhão da Trindade Santa, apontando a definitividade do abraço Divino, espaço-lugar para onde tendemos.
Esta esperança, caminho aberto pela fidelidade amorosa e criativa de Deus, e que se manifesta em plenitude no Filho Jesus, surge como “chave de leitura” para abrirmos a porta no sentido mais profundo de nossas experiências cotidianas. Perceber os caminhos da vida no interior desta pedagogia pascal ilumina nosso olhar sobre a nossa própria história, mesmo as coisas mais simples.